ORGANIZAÇÃO DO TEMPO
agosto 21, 2017
Quando falamos em
organização, a primeira referência que vem na cabeça de muitas pessoas é a organização
de ambientes, mas dentro da profissão de Personal Organizer, o termo é muito mais
amplo, nós vamos além, abrangemos vários pontos da organização.
Neste post vou falar
sobre organização pessoal, e é um assunto bem interessante porque, muitos
querem organizar seus ambientes, achar seus pertences, se sentir mais leves,
mas nos esquecemos que o primeiro passo é nos organizar. Organizando a nossa
vida pessoal, encontramos todos os fatores que a desorganiza.
A rotina do dia-a-dia
nos torna pessoas muito ocupadas, e quando tiramos um tempo para o lazer não
deixamos de olhar o celular, a caixa de entrada de e-mail, responder o WhatsApp...
e acabamos envolvendo novamente com outro tipo de assunto que não é o lazer.
Isso acontece porque queremos fazer tudo de uma vez, achando que vamos resolver
todos os problemas naquele momento, e acabamos não concentrando em nada.
O que temos que fazer
é nos organizar, pensar e entender que tudo tem a sua hora e momento certos. Assim,
vamos conseguir nos concentrar, fazer tudo com perfeição, finalizar e colocar
em ordem todo o assunto em questão.
A dica de ouro que eu
te dou é: tenha uma agenda para anotar tudo, desde as prioridades até o que
simplesmente tem que ser feito. O ideal é ter um planejamento. Planejar o seu
ano, o mês e o seu dia-a-dia. Comece fazendo o que é prioridade, colocando o
dia e hora para começar e terminar. Depois vá para o que é importante,
principal, o que não posso deixar de fazer hoje, e assim por diante.
Ou seja, divida o seu
tempo diário em três grupos: o que é urgente, o que é importante, e o que é
circunstancial (posso fazer a qualquer momento que não vai interferir nas
minhas tarefas).
Nesse planejamento,
tire um horário para o que você quer, ou gostaria de fazer ou que sempre
prolonga a data por não ter tempo. Com o seu tempo organizado e marcado, pode
ter a certeza que vai sobrar aquele tempinho que é só seu. Tente priorizar esse
tempo, que seja meia hora a cada dois dias e depois você vai aumentando.
Se você sente que
está sem tempo, acorde mais cedo. Já acorda muito cedo? Está ligado na tomada? DESACELERE, aprenda falar não para algumas
coisas que não são prioridades. Nossa vida é muito valiosa e não temos tempo a
perder com coisas que não agregam em sua vida. Reflita e mãos à obra! Conte
comigo nessa jornada!
0 comentários